ATIVIDADES PARA TREINAMENTO AUDITIVO
Instruções: Baixe as atividades em seu computador. Coloque seus fones de ouvido (Letra R para o lado direito e letra L para o lado esquerdo). Pronto! Divirta-se enquanto treina suas habilidades auditivas.
FIGURA-FUNDO
Figura-Fundo é a habilidade de identificar e compreender a mensagem, em um ambiente acusticamente desfavorável, ou seja, na presença de outros sons competitivos.
Uma alteração de Figura-Fundo leva a dificuldades na compreensão da mensagem em um ambiente ruidoso, prejudicando a comunicação.
FECHAMENTO AUDITIVO
Fechamento é uma habilidade auditiva relacionada a capacidade do indivíduo em resgatar toda a mensagem quando parte é omitida ou distorcida.
Para isso, faz-se necessário o uso da audição binaural, de conhecimento prévio sobre o assunto e de uma proximidade com o vocabulário.
Uma alteração de Fechamento Auditivo pode interferir na decodificação fonêmica, prejudicando a compreensão da fala.
INTEGRAÇÃO E SEPARAÇÃO BINAURAL
Integração Binaural é a capacidade do sistema nervoso auditivo central em processar, de forma unificada, informações diferentes e complementares, apresentadas entre as duas orelhas.
Separação Binaural é a capacidade de inibir sons que, apesar de estarem presentes no ambiente de comunicação, estão sendo relativamente ignorados em detrimento dos sons do estímulo principal.
Para compreender a fala, o ouvinte deve ser capaz de localizar as fontes dos sinais alvo e concorrente.
PADRÕES TEMPORAIS
Ordenação Temporal: Capacidade de analisar e nomear padrões temporais dos sons (frequência e duração).
Resolução Temporal: Capacidade de percepção do som, ou de sua ausência, dentro de um intervalo de tempo.
A alteração destas habilidades pode interferir na compreensão dos aspectos semânticos da fala, como figuras de linguagem, ritmo, ênfase, pausas, entonação e etc.
Habilidade fundamental nos processos de compreensão da fala e de aquisição da leitura e escrita.
Você conhece o audio 3D?
Na reabilitação das habilidades auditivas, estes sons são utilizados para estimular o reconhecimento e a discriminação de diferentes estímulos com competições sonoras, além de desenvolver a localização e a interação complementar de informações distintas vindas de ambas as orelhas.
Ao ouvir o som em 3D, o trabalho fica por conta do nosso cérebro, que distingue variações de força, tom e equalização, o que nos faz acreditar que os sons vindos dos fones partem de diferentes lugares.
Para entender melhor, ouça essa incrível história em 3D.
Coloque os fones de ouvido (muito importante!) e curta essa experiência auditiva.